sexta-feira, 15 de maio de 2009

Jerry was a race car driver trapped in the traffic wondering if the nature is recyclable and if cigars are the true killer of mankind

O governador de São Paulo, José Serra, aprovou recentemente a nova lei anti-fumo que proíbe o cigarro em lugares fechados, e baniu da face da Terra as áreas de fumantes. Daqui 90 dias os fumantes terão apenas suas residências e a via pública para fumar. Além disso, para os donos de bares e restaurantes não fazerem a farra, proibiu também que tabacarias vendam bebidas alcólicas, sendo assim, nenhum bar ou restaurante pode mudar seu registro para "tabacaria". A lei beira o preconceito. Trata o fumante como escória. Incentivo para parar de fumar? Dificilmente. O Brasil é o maior produtor de tabaco do mundo, mas mais de 70% de sua produção é exportada para outros países. Por que? Isenção fiscal. Exportadores de tabaco não pagam um centavo ao governo federal. Além disso, o Brasil produz um dos melhores charutos do mundo. Mas se você é paulista, se fodeu. A lei estadual vigorará em menos de 90 dias.
O argumento principal em defesa da lei, lógico, é a saúde. Fumar mata, fato. E um argumento interessante utilizado foi de que, garçons de bares estão propensos a sofrerem de doenças respiratórias devido aos fumantes que frequentam os bares. E, de fato, sofrem mesmo. Mas há algo de podre na Paulicéia.
Você pode fazer a busca neste mesmo blog, eu já escrevi sobre isso mas parece que ninguém quer se lembrar, ou, não devem achar isso relevante o suficiente. O mesmo governador José Serra, em junho do ano passado, investiu 6,8 bilhões de reais na indústria automobilística do estado de São Paulo. Peraí, carros poluem, poluição mata. Deve haver algo de errado...
Não há. Em junho de 2008 o governador investiu 6,8 bilhões de reais na indústria automobilística do estado para aumentar a produção de carros.
Todos os dias cerca de 200 pessoas buscam ajuda médica com problemas respiratórios causados pela poluição. Todo ano morrem de 12 a 14 pessoas. A cada 10 microgramas por metro cúbico acima do padrão recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o risco de câncer de pulmão sobe 12% e o de doenças cardiovasculares 9%. Em São Paulo registra-se 20 microgramas por metro cúbico acima do recomendado pela OMS.

Será que não há interesse em manter os fumantes felizes porque o tabaco não traz lucro, já que grande parte de nossa produção é exportada com isenção fiscal? Será que há um interesse em incentivar a produção de carros e ignorar os problemas de saúde causados pela poluição porquê a indústria automotiva é uma das mais lucrativas?

Façam suas apostas e tirem suas conclusões.

2 comentários:

Moisés disse...

Todo movimento político tem mais de um motivo.
Acho que o atual governador errou feio na outra manobra, mas o cigarro me incomoda pra caralho.
Acho absurdo mesmo ter que engolir a fumaça alheia. Sei que tenho que engolir a fumaça dos carros também, mas pelo menos a fumaceira não está em local fechado!
É muita falta de respeito fumar em local fechado. Eu que não fumo me sinto lesado.
Não está proibido o ato de fumar, mas está proibido fumar em locais onde realmente não se deveria.
A atitude deveria ser repetida em outros estados, mas que governador tá afim de perder votos de um monte de fumantes?
São poucos...
Até que é uma manobra interessante.

Eu.com.baunilha disse...

Todos nós somos auto-destrutivos, de um jeito ou de outro.