quarta-feira, 17 de junho de 2009

Charles Darwin

Muita gente sabe que não sou fã da humanidade, mas como disse Asimov, não é por causa de algumas gotas de água suja que todo um oceano esteja poluído. Se bem que, no caso da humanidade, é o contrário: De um oceano podre surgem gotas potáveis. São poucos, é verdade, mas são notáveis.
E em 2009, nós, os inteligentes (aqueles que veem a ciência como a principal fonte de conhecimento e esclarecimento), comemoramos os 200 anos do nascimento de um homem que percebeu algo que mudou da água pro vinho (mas sem milagre algum) toda a ciência biológica. Colocou no banco do réu a explicação divina da origem da vida, e com Deus como testemunha, publicou sua obra-prima da biologia evolutiva e deu os primeiros passos no estudo da genética. Antes mesmo de sofrer ataques de religiosos, ele mesmo se questionou e atrasou o lançamento de seu estudo, mas viu que não deveria deixar de mostrar ao mundo sua descoberta, seus estudos e deixar para a humanidade a explicação de sua origem.
Em 12 de fevereiro de 1809 nasceu Charles Robert Darwin, e 50 anos depois, em 1859, publicou On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life.

Mas enfim, não vou falar sobre a vida e a obra de Darwin, mas dar dicas de bons livros que foram lançados este ano em comemoração dos 200 anos de nascimento dele.

A grande história da Evolução, de Richard Dawkins. Acho que não preciso falar muito sobre Dawkins, não? E ele virá ao Brasil para participar da FLIP e falar sobre este livro.

O Jardim de Darwin, de Michael Boulter. Pra quem não sabe, Darwin fez grande parte de suas pesquisas e observações no jardim e estufas de sua casa, a Down House, na Inglaterra.

Charles Darwin - Em um futuro não tão distante, do Instituto Sangari. Um livro que compila opiniões e observações de diversos pesquisadores e cientistas sobre a obra de Darwin, Da Origem das Espécies.

Além disso, a BBC produziu vários documentários sobre Darwin:

Darwin's Dangerous Idea (documentário dividido em 3 partes)
Charles Darwin and the Tree of Life
Darwins Struggle - The Evolution of the Origin of Species
Did Darwin Kill God?
What Darwin didn't Know

E você pode baixar todos eles via torrent aqui.


Divirtam-se.

Um comentário:

Eu.com.baunilha disse...

Acho que vou comemorar com alguma coisa bem carnal, bem satãnica... Talvez uma cerveja.