sábado, 20 de dezembro de 2008

The band that James Hetfield built


Tá bom, tá bom, eu sei que eu não sou a pessoa ideal para falar sobre isso, mas eu sinto que devo falar.

É incrível como tanta gente consegue falar tanta asneira sobre o Metallica. Os argumentos são os mais variados, mas existe um que é repetido como mantra, vomitado à esmo por pessoas que, no mínimo, não ouviram todos os discos do Metallica com a devida atenção: Os discos dos anos 90 são ruins, pop, e "uma tentaiva da banda soar moderinha". É isso o que sempre falam. LOAD e RELOAD são POPs. Agora, existem duas formas de você entender o termpo "Pop". Semanticamente, o termo "pop" vem da palavra "popular" e, aí sim, o Metallica está inserido no contexto. Mas nesse sentido o Metallica é "pop" desde 1986 quando lançou o disco Master of Puppets. Por outro lado, existe o estilo musical "Pop". E nesse contexto o Metallica nunca se encaixou. Tente encontrar semelhanças sonoras entre Sad But True (música do disco auto-entitulado de 1991) e qualquer hit da Madonna (diva do Pop?). A única semelhança que você irá encontrar é que James Hetfield usa as cordas vocais para cantar, assim como Madonna.
Mas as pessoas vomitam que os discos Load e ReLoad são "pops" no sentido musical. Agora, será que todas essas pessoas pararam para ouvir esses dois discos de fato? Será que pararam para ouvir a melodia inacreditável de Fixxxer, o sadismo de Prince Charming, o peso de 2x4, a fúria de Waste My Hate, a criatividade de Unforgiven II? Me pergunto se houve, algum dia, alguma música "pop" tão pesada quanto Outlaw Torn. E meu caro, peso não está somente nas notas graves. O sentimento que a música Outlaw Torn transmite é algo impressionante. E aí caio na minha crítica aos "críticos" de Heavy Metal. O senso comum do metaleiro é: quanto mais pesado, melhor! Mas não é um sentimento pesado, é só notas graves. Bem, existem bandas que usam guitarras de 7 cordas e outras que usam afinações bem graves, pelo senso comum, todas são incrivelmente pesadas. Mas nenhuma - repito: NENHUMA! - conseguirá fazer algo mais pesado que Sad But True. E Sad But True foi composta em afinação padrão E (mi). E pra avacalhar um pouco mais, não há afinação mais grave, ou banda de Metal extremo, que consiga fazer uma intro mais devastadora que a da música Wherever I May Roam. Você pode criar seus riffs pesados em afinações D (ré), B (si), C (dó), mas nada chegará próximo do que o Metallica consegue fazer com uma guitarra em afinação padrão E (mi). Entenda meu caro, peso não é algo que define a qualidade de alguma coisa. Afinal, um caminhão de lixo também é bem pesado...
E se gostam tanto de peso, por quê não falam do peso de 2x4? Ou do peso de Devil's Dance? Waste My Hate? Prince Charming? Pra mim isso é muito simplório. Notas graves, punch e groove são coisas simples. S.O.D. deu uma aula de peso e punch com seu primeiro disco de 1985, por exemplo.
Mas conseguir o peso sombrio de Bleeding Me, The House That Jack Built, Thorn Within, Fixxxer, Outlaw Torn - e raios! - o peso inacreditável de Low Man's Lyrics, isso é para poucos. E me parece que entender e sentir esse peso é para poucos, também.
Você não precisa ser um gênio para perceber que a sonoridade dos discos Load e ReLoad são bem diferentes dos discos anteriores da banda, e isso quer dizer que são ruins? Não! Me desculpem os críticos de Heavy Metal, mas me parece que esqueceram de me enviar pelo correio a bíblia do Heavy Metal e eu não estou familiarizado com a regra de que quando se forma uma banda de Metal a banda jamais deverá abandonar seu estilo musical inicial. Muitas bandas evoluíram desde que foram criadas, inclusive do Metal Extremo. Vader, Mayhem, Immortal, Death, Samael, Therion, Lacrimosa... Todas mudaram, evoluíram, com o passar do tempo. Mas por que o Metallica virou o saco de pancadas? Bem, porque é a maior banda do planeta. Não existe banda de Metal maior que eles. E não dá pra ser. E o que eles conseguiram nos anos 90 foi algo que nenhuma outra banda de Metal conseguiu fazer: Levar o Metal para a mídia e não ser esteriotipado como algo sujo, feio e tosco. Metallica foi ao mainstream sim.
Na verdade muitas bandas de Metal, nos anos 90, resolveram experimentar novas sonoridades. Slayer tentou algo com Diabolus In Musica, Megadeth tentou com o Risk, Machine Head tentou com The Burning Red, Anthrax tentou com Stomp 442, mas só o Metallica conseguiu algo notório, e claro, por sua notoriedade, muita gente "do Metal" achou ruim.
Mas apesar de toda a crítica negativa, o Metallica continuou sendo a maior banda do planeta. E hoje, 2008, a banda lançou seu último disco "totalmente calcado no Thrash Metal que a consagrou" (citando um argumento usado por muitos), mas ainda tem gente que não gostou. Agora eles estão com um novo argumento: Forçado. Antes eles queriam que o Metallica voltasse a fazer thrash metal, agora o Metallica voltou a fazer thrash metal mas agora eles acham que isso soa forçado.
Na verdade eu acho que existe um certo prazer em simplesmente falar mal do Metallica. Virou um senso comum. Criticar o Metallica é cool se você é "do Metal". É muito comum você ler ou ouvir de alguém que "curte o Metallica ANTIGO". E algo que alguns dizem hoje, depois do lançamento do Death Magnetic: O Metallica voltou!

Um recado para todos eles: O Metallica voltou? Ele nunca foi embora. E continuará chutando seus traseiros sempre!

3 comentários:

Eu.com.baunilha disse...

Clap clap clap.

Ser do contra só pra ser do contra. Metallica é conhecido, então é um lixo... Mesmo que aqueles carinhas que acham que são punks.

Coisa de adolescente, rebelde sem causa: Não gosta do que muita gente gosta, só pra se achar diferente.

E digo mais: St. Anger é bom pra caralho, e pau no rabo de quem diz que é ruim.

Anônimo disse...

Faltou só comentar o Fear of the dark na década de 90.
Ahh, e vc esqueceu que o Maiden é a maior banda de metal do planeta.
Metallica é segundinho.

Fernanda Castro disse...

Muito legal o seu post! Parabéns por manter suas convicções e compartilhá-la. Eu gosto dos álbuns dos anos 90, são bem diferentes dos primeiros, e eu sempre gostei dos 2 estilos. Mas parecia um ET se afirmasse isso, parecia até regra ter q gostar só do 3 primeiros álbuns. Como não me considero uma metaleira capaz de fazer análise de estilos e tudo mais, ficava quieta. Por isso adorei ler seu post. Pelo menos alguém entendido e que tem a mesma opinião!