Quando inventaram a televisão disseram que o rádio ia morrer. Não morreu, inclusive, criaram a FM. Quando inventaram a internet disseram que as outras mídias iam morrer. Não morreram. E quando inventaram o CD disseram que o vinil ia morrer. Não morreu. Aliás, continua vivo e muito bem, obrigado.
Em 2007 a RIAA (Recording Industry Association of America) registrou um aumento de 36,6% nas vendas de discos de vinil nos Estados Unidos. Isso quer dizer que foram vendidos 1,3 milhão de discos de vinil em 2007, contra 900 mil de 2006. Em tempos de internet e o vilão mp3 assombrando a tudo e a todos, esse aumento de vendas é uma grata surpresa. De fato, nota-se um maior interesse, tanto de consumidores, quanto de fornecedores, no vinil. 3, 4 anos atrás era muito difícil encontrar para comprar um disco de vinil novo. Hoje está mais fácil. Os artistas perceberam esse súbito interesse por parte do público, todos os lançamentos sempre saem no formato de CD e de LP, agora. Mas mesmo os clássicos estão sendo re-lançados em vinis com uma melhor qualidade. O Metallica está relançando seus 4 primeiros discos em vinil, tanto em embalagem simples quando em embalagem de luxo com dois vinis. O King Diamond está relançando seus clássicos em vinil também, tanto de sua carreira solo quanto do Mercyful Fate. O AC/DC está relançando seus clássicos, Black Sabbath, Ramones... A lista está sempre crescendo e as vendas também. É a nostalgia? A suposta qualidade? Ou simplesmente por que é muito mais bonito?
Do outro lado, a internet continua crescendo e mostrando toda sua diversidade. Steve Jobs conseguiu revolucionar mais uma vez quando mostrou ao mundo o iPOD. Hoje 1,5 milhão de músicas são vendidas diariamente na loja virtual do iTunes, e mais de 25 mil filmes são comprados também. A loja virtual do iTunes já ultrapassou, tanto em vendas, quanto em lucro, a gigante Virgin Mega Store.
Com o andar da carruagem, creio que a indústria fonográfica irá especializar-se em produtos especiais. Edições especiais, de luxo, edições limitadas, pois creio eu que, já hoje, os maiores consumidores de CDs e LPs são colecionadores. Hoje uma pessoa não compra um CD por comprar, é muito mais fácil e barato baixar pela internet. E no fim, somente os que fazem questão do CD e do LP continuarão na sua eterna busca por itens raros.
Do outro lado, a internet continua crescendo e mostrando toda sua diversidade. Steve Jobs conseguiu revolucionar mais uma vez quando mostrou ao mundo o iPOD. Hoje 1,5 milhão de músicas são vendidas diariamente na loja virtual do iTunes, e mais de 25 mil filmes são comprados também. A loja virtual do iTunes já ultrapassou, tanto em vendas, quanto em lucro, a gigante Virgin Mega Store.
Com o andar da carruagem, creio que a indústria fonográfica irá especializar-se em produtos especiais. Edições especiais, de luxo, edições limitadas, pois creio eu que, já hoje, os maiores consumidores de CDs e LPs são colecionadores. Hoje uma pessoa não compra um CD por comprar, é muito mais fácil e barato baixar pela internet. E no fim, somente os que fazem questão do CD e do LP continuarão na sua eterna busca por itens raros.
4 comentários:
Eu gostaria e quero muito comprar LP´s, ja q nunca tive um. Na verdade tive um unico do Balão Magico q nunca escutei, ja q tb nunca tive um toca-disco.
Algo q vou querer comprar para o meu novo apê!
LPs e CDs têm suas vantagens. O que eu não entendo é que ainda vejo muito, aqui nos EUA, fitas cassette e VHS para vender.
Vazou por engano um trailer do Misson Metallica
http://br.youtube.com/watch?v=-xnRbwxEtDg
AAAAaAAaAhhhhhhhh
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