quarta-feira, 12 de março de 2008

Jerry was a race car driver trapped in the traffic - parte 2

A matemática do congestionamento

Rogério Tuma

Foi preciso um modelo matemático e 22 motoristas voluntários, sem problema de labirinto, para provar que o maior culpado pelos congestionamentos no trânsito é o motorista. Um modelo matemático japonês foi aplicado em uma pista circular, na qual os motoristas foram orientados a andar a 30 quilômetros por hora.

Logo após começarem a dirigir, ocorrem pequenas oscilações de velocidade. Por precaução, o motorista de trás pisa no freio, logo se forma uma fila de carros andando a 20 quilômetros por hora, que chega a parar. O modelo mostra que, no trânsito normal, quando o primeiro carro da fila lenta parte a 40 quilômetros por hora e se desloca do grupo, um novo carro gruda no fim da fila e pára, criando uma "onda" de congestionamento.

É a primeira vez que um modelo teórico foi documentado e demonstrou que o fator humano é crucial para o congestionamento.



O experimento:


fonte: Carta Capital, n.486

Um comentário:

Anônimo disse...

Se, inevitavelmente, ocorre essea relação motorista-engarrafamento, a culpa não é do motorista, e o engarrafamento é apenas uma constante lógica, uma consequência de haver motoristas na estrada.