domingo, 29 de março de 2009

A culpa é minha

A culpa é minha. Sim, a crise econômica mundial é culpa minha, de acordo com nosso presidente. Lula disse na quinta-feira que os culpados pela crise econômica, que assombra o mundo, são as pessoas loiras de olhos azuis. E eu tive a felicidade de nascer loiro de olhos azuis. Claro, a culpa não é SÓ minha. Tem muita gente no Sul do país que está carregando esse fardo comigo. E no Norte do país também.
Vamos tentar entender a crise. Tudo começou nos Estados Unidos e o mercado imobiliário deles. Os bancos estavam emprestando dinheiro e dando crédito a qualquer pessoa. Isso gerou um grande buraco, maior do que todo o montante de dinheiro que circula diariamente no mundo em transações monetárias e investimentos em bolsas de valores. Esse foi o ponto de origem. A crise se espalhou como um tsunami, e, ao contrário do que nosso presidente insistiu, não chegou nenhuma "marolinha" por aqui. Até a China, que diziam ser intocável, está sentindo os reflexos da crise.
E aí chegamos à conclusão de que a culpa é minha. Por quê a culpa é minha? O quê foi que eu fiz para criar esta crise? Após proferir tal imbecilidade, um jornalista britânico questionou Lula, se tal afirmação não poderia gerar desconforto? Lula disse que não, sabem por que? Porque ele nunca viu um banqueiro índio ou negro. Sim, Lula é racista. É a única coisa que posso concluir disso. Lula me odeia por ser loiro de olhos azuis. Lula me odeia porque, coincidentemente, alguns donos de bancos também são loiros de olhos azuis. Mas Lula também é burro. Isso eu concluí também. Muhammad Yunus, dono do banco Grameen Bank, é um bengalês, homem de pele escura, ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Carlos Slim Helu, mexicano, o segundo homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada em 60 bilhões de dólares. Lakshmi Mittal, indiano, quarto homem mais rico do mundo com 45 bilhões de dólares. Mukesh Ambani, indiano, o quinto mais rico do mundo. Anil Ambani, o sexto mais rico. KP Singh, indiano, o oitavo mais rico. De fato, na última lista dos homens mais ricos do mundo, de acordo com a FORBES, entre os 10 primeiros colocados só 3 são loiros de olhos azuis. Seriam eles, respectivamente, Bill Gates (americano) em terceiro, Ingvar Kamprad (sueco) em sétimo e Oleg Deripaska (russo) em nono. Curiosamente, o único alemão da lista, Karl Albrecht, que está em décimo lugar, não tem olhos azuis.
Aonde estão estes homens loiros de olhos azuis que arruinaram a economia mundial para se auto-favorecerem? Lula disse que nunca viu um banqueiro índio ou negro. Bem, eu também nunca vi um banqueiro anão, será que é culpa de quem é alto? Nunca vi um banqueiro aleijado, culpa dos que não possuem nenhuma deficiência? Mas infelizmente já vi um presidente da república burro e ignorante. A idéia de me tornar apátrida nunca me soou tão correta, atualmente.

Um comentário:

Eu.com.baunilha disse...

2009. E ainda tem gente que confunde etnia com raça. Eu sou racista, só gosto da minha própria raça, homo-sapiens. Não gosto do homo-nunca-trabalhistus-aproveitadorus-incultus-nucanahistóriadessipaisus.
Filho da puta. Mas olha como são as coisas: Os estadunidenses, burros, elegeram duas vezes seguidas um ladrão imperialista interesseiro. No caso dos brasileiros, só troca o imperialista por imbecíl e ignorante.