segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Design Emocional


"Dentre os muitos exemplos para ilustrar os três níveis do design, encontra-se o inusitado espremedor "Juicy Salif" de Philippe Starck. Norman conta que tão logo o viu disse para si mesmo: "Uau, eu quero!". Só então se perguntou: "O que é? Pra quê serve? Quanto custa?", decidindo: "Vou comprar." Ele prossegue, revelando que seu espremedor faz parte de uma edição especial de aniversário, banhada a ouro, e veio acompanhado de um cartão numerado explicitando que a peça não deveria ser usada como espremedor, pois o banho de ouro poderia ser danificado em contato com líquidos ácidos. Analisando seu "Juicy Salif" de ouro sob o ponto de vista dos três níveis do design, Norman conclui:

"Comprei um espremedor caro, mas não posso usá-lo para fazer suco! Nota zero para o design comportamental. E daí? Orgulhosamente, exibo o espremedor no saguão da minha casa. Nota cem para a atração visceral. Nota cem para a atração reflexiva."


Donald A. Norman, Design Emocional, pág. 15.

Um comentário:

Eu.com.baunilha disse...

O meu é de alumínio e funciona bem! Além de ser bonito.