sexta-feira, 11 de julho de 2008

FIAT - A empresa do ano!

A Fiat foi a montadora que mais soube aproveitar o bom momento do mercado automotivo brasileiro. No ano passado, a empresa liderou o setor, com 26% de participação nas vendas, faturou 13,5 bilhões de dólares e lucrou quase 1 bilhão de dólares no país. Sua taxa de rentabilidade – 51% - foi a melhor da auto-indústria. Esses foram alguns dos motivos que levaram a Fiat a ser a empresa do ano de Melhores e Maiores de EXAME. "É muito gratificante para todos ver o êxito público de nossas realizações", afirmou Belini após ser anunciada vitória da Fiat.

A virada da montadora começou em fevereiro de 2004, quando o paulista Cledorvino Belini assumiu o comando das operações na América Latina – trata-se do primeiro brasileiro a comandar a subsidiária instalada em Betim, na Grande Belo Horizonte, em 32 anos. Belini concentrou-se em elevar a rentabilidade do negócio e renovou a linha de produtos. Sob sua direção, a Fiat lançou os modelos Idea e Punto, além de reestilizar o Stilo e o Palio, carro mais vendido da montadora.

O Brasil responde por 23,5% do faturamento global da Fiat, cuja sede fica em Turim, na Itália. É a maior operação da empresa fora do país-natal. Os bons resultados e o peso do mercado brasileiro levaram a matriz a programar investimentos de 5 bilhões de reais até 2010. Os recursos serão aplicados em tecnologia, desenvolvimento de novos produtos e na ampliação da fábrica de Betim – a maior do grupo no mundo.

Um comentário:

Greek disse...

e a VW com o Gol continua na frente!
:P