Tenho muitos planos. Muitos sonhos. Alguns podem até soar bobos, mas são meus e pretendo realiza-los.
Um deles é começar a parar de fazer parte do problema e passar para a parte da solução com a questão do combustível.

Ficam falando que o Brasil está revolucionando com essa lenga lenga de biodiesel, mas a verdade é que estamos atrasados. Aliás, o mundo está atrasado. Rudolf Diesel, o cara que inventou o ciclo de combustão que leva seu nome, queria que sua criação funcionasse com óleo vegetal. Em 1912, sete anos após apresentar seu motor em uma exposição em Paris, ele disse:
"O uso de óleos vegetais como combustíveis para motor pode parecer insignificante hoje. Mas tais óleos poderão se tornar com o passar do tempo tão importantes quanto derivados de petróleo e coltar no presente."Na Alemanha Oriental o biodiesel alimentava caminhões há muito tempo. Hoje exisem alguns proprietários de veículo diesel nos Estados Unidos que estão rodando com óleo vegetal no tanque. Os Mythbusters confirmaram o mito do carro diesel movido com simplesmente óleo de cozinha no tanque, sem modificação mecânica alguma, andando com uma velha Mercedes Benz dourada.Voltando ao Brasil, estamos engatinhando com o biodiesel ainda. A produção é pequena. Hoje misturamos apenas 2% de biodiesel no diesel comum. Tudo indica que iremos aumentar essa porcentagem para 3% ainda esse ano. Mas ainda existe diesel comum, aliás, existe bem mais que o diesel misturado.

Bem, depois de assistir um programa chamado Combustíveis Inóspitos no National Geographic, eu fiquei pensando em fazer alguma coisa, sair da vala comum e tentar fazer alguma diferença. A idéia ficou na cabeça, mas não saiu de lá. Aí vi esse programa dos Mythbusters e a idéia voltou mais forte, a vontade aumentou. Quando meu irmão comprou uma camionete e eu pude pegar no volante, me convenci: quero comprar uma camionete velha para testar o óleo de cozinha como combustível. Veículo diesel é caro no Brasil, mas é possível encontrar alguma coisa com um preço aceitável. Eu não ando muito de carro, com 50 reais de gasolina Podium eu fico quase 2 semanas sem reabastecer, então acho que é interessante testar o óleo de cozinha, pois não vou precisar de muito óleo sempre. Acho que algumas modificações podem ser feitas no carro para melhorar. Por exemplo, se for usar óleo de cozinha usado, antes de colocar no tanque tenho que filtrá-lo e ainda sim, seria bom trocar o filtro do carro por dois filtros novos. Nos kits vendidos nos
Estados Unidos tem um aquecedor para ser instalado dentro do tanque, para evitar que o óleo congele e o carro não pegue, mas aqui na República das Bananas isso é desnecessário.
Há quem diga que se começarmos a usar combustível vegetal, não iremos diminuir a poluição, pois para a plantação da matéria-prima gasta-se muito combustível, energia e produtos tóxicos nocivos. Mas vamos dar um passo de cada vez. O óleo de cozinha vai demorar muito para substituir o petróleo, até lá temos tempo de estudar novas formas de cultura vegetal que não agridam tanto o meio ambiente com todo o maquinário necessário.
Mas creio que veículos movidos à célula de hidrogênio seja o futuro. Hidrogênio é a substância mais abundante no Universo.
Um comentário:
Aposto na fissão nuclear como o futuro do sistema energético para automóveis, e energia solar híbrida (não foto-voltaica) para as casas.
Mas isso ainda demora. Por hora, o biodiesel é relativamente inútil até conseguirem usar realmente lixo orgânico (e não comida, como no caso do álcool).
No entanto, acho ótimo que você realmente tente isso aí, principalmente sabendo que tem formação em mecânica de automóveis. Mantenha-nos informados.
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