quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Me vê uma água... sem gás, por favor.

Dizem que a água vai acabar. Que vou abrir a torneira e não vai sair nada. Dizem que o preço da água vai ser maior que do petróleo e do ouro. Guerras serão travadas, pessoas vão morrer, tudo para que eu e você possamos tomar um banho.

Mas será que vamos todos morrer de sede? Alguém algum dia já lhe disse quantos litros de água existem no planeta? 1.370.000 km³ de água é o que os oceanos possuem. 29.000 km³ de água estão em geleiras e nas calotas polares. 4.000 km³ de águas subterrâneas. 125 km³ de água doce em lagos. 104 km³ de água salgada em lagos. 67 km³ misturada no solo. 1,2 km³ em rios e 14 km³ na atmosfera em forma de vapor. Isso dá 1.403.311,2 km³ de água no mundo. Vamos converter isso para algo mais próximo do comum, para que não haja dúvidas...

1m³ = 1000 L
1km³ = 1.000.000.000 L

Se 1km³ equivale a um bilhão de litros de água, calcule 1.403.311,2 km³. É água que não acaba mais. Mas, de toda a água, a grande maioria se encontra nos oceanos, e, como diz o poema do Velho Marinheiro de Samuel Taylor Coleridge, "água, água, água por todos os lados, mas nenhuma gota para beber". Então sobra, para nós usarmos, 33.207,2km³ de água ou, 33.207.200.000.000 de litros, se você não pegou, são 33 trilhões de litros de água. Se dividirmos isso pela população mundial, fica mais de 5 mil litros de água por habitante do planeta. A ONU diz que o consumo médio ideal é de 110 litros/dia por habitante. Lembre-se, também, que existe o ciclo hidrológico, que é a água que evapora e cai em forma de chuva no mundo. Esse ciclo é de 41.000km³/ano, o problema é que grande parte disso cai sobre os oceanos, então é inútil para nós.

No Brasil, foi descoberto um lençol freático, ou aquífero, batizado de Aquífero Guarani. Ele possui mais água do que toda a água contida em lagos e rios do mundo. Com mais de 1.200.000km² de área, ele concentra 40.000km³ de água pura, intocada. Além disso, ele recebe anualmente 160km³ de água da superfície. Além do Aquífero Guarani, existe um aquífero ainda não mapeado no Nordeste (sim, na região onde muita gente morre de sede) com um volume estimado em
18 trilhões de metros cúbicos de água. É o suficiente para abastecer toda a população do Brasil por 60 anos sem reaproveitar 1ml dessa água.

Além de toda essa água, muitos países já reciclam água, dissanilizam água - tanto marítica quanto de lençóis com quantidade de sal elevada - e capturam água da chuva.

Mas você sabe quem gasta mais água potável? Não é você tomando seu banho de meia hora, ou você que esquece a torneira um pouco aberta depois de escovar o dente e fica pingando água a madrugada inteira. Não, não somos nós. É a agricultura. No Brasil, de toda a água potável disponível, mais de 60% vai para a agricultura, outro tanto é gasto pela indústria e nós, cidadãos, usamos uma parcela mínima dessa água.

Dificilmente ficaremos sem água. É possível que o preço da água suba por causa das formas que poderemos usar para conseguir a água - a dissanilização é um processo caro, por exemplo. Outro fator importante a ser apontado é que existem países que consomem muita água e existem países que consomem pouca água, e a distribuição equivalente de água também é um processo que custa, tornando a água não tão viável para todos.

Mas você não se preocupe se seus banhos demoram ou se você curte tomar um banho de mangueira no quintal em dias quentes, água não vai faltar.

Um comentário:

Eu.com.baunilha disse...

Devo discordade de alguns fatos. Na verdade, a água já custa mais que a gasolina. Acabar, não vai. Mas poucos terão acesso. Há quem diga, inclusive, que a treta toda que rola na região de Israel não tem nada de religiosa. É disputa de território cheio de água.